quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Um pouco de Rui Barbosa...



Falar do Instituto Estadual Rui Barbosa significa, primeiramente, ter presente a sua Filosofia, que diz:

A Escola acredita na dimensão do sonho.
Onde podemos sonhar,
Atingimos a plenitude.
Quando atingimos a plenitude,
Podemos
CONVIVER,
SABER,
CRESCER!
SER!

Com 44 anos de existência, esta é hoje uma escola reconhecida, integrada à Comunidade São-Luizense e atingiu níveis de qualidade em seu ensino. Sua proposta centra-se na construção de um processo educativo alicerçado na interatividade e na criatividade, valorizando todas as dimensões humanas.

Tem o privilégio de ser a primeira escola estadual no município, a oferecer desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, nos turnos da manhã, tarde e noite.

Está hoje sob a Direção da Professora Cleni Pires e Vice-diretoras professoras Águeda Busanello, Claudete Crestani e Eliane Brum.

Como assessora Administrativa Financeira atua Janete Cadoree juntamente com 56 professores, 11 funcionários e 1042 estudantes, contando ainda com a assessoria do Círculo de Pais e Mestres e Conselho Escolar.

No Pedagógico contribuem as professoras Judite Rodrigues e Magda Dreher.

A Escola preocupada com a violência na sociedade atual trabalhou com o projeto interdisciplinar, no qual a pesquisa, estudo, arte, ciências e educação envolveu estudantes, professores,funcionários e comunidade com o tema “ O MUNDO QUE TEMOS E O MUNDO QUE QUEREMOS”.

O nosso desejo é de uma conscientização permanente contra qualquer tipo de violência.

A violência invadiu todas as áreas da vida e da relações pessoais....

Estamos vulneráveis...temos medo de sair nas ruas, de ficar em nossas casas, de viajar...

A TV, o rádio, o jornal entram em nossas casas todos os dias com notícias de violência...

A preocupação com a expressão “macro” da violência na sociedade atual, essa que aparece no crime organizado, na corrupção generalizada dos diversos órgãos públicos, nas guerras entre países e todas as ações que vêm sendo realizadas pelo mais diversos grupos da sociedade, inclusive a violência nossa de cada dia, aquela que cometemos em nossa casa, escola, trabalho, com nossos familiares, amigos, vizinhos e com nós mesmos.

Consideramos violência tudo aquilo que fere, destrói, agride, machuca as pessoas, ações que não preservam a vida...

É a sociedade do mundo capitalista que valoriza, essencialmente, o consumo, as coisas materiais, a aparência em detrimento da essência da pessoa humana. É um total disvirtuamento do significado de ser gente, ser sujeito, ser pessoa. Valores como solidariedade, humildade, companheirismo, respeito, tolerância são pouco estimulados nas práticas de convivência social, que seja na família, na escola, no trabalho ou em locais de lazer. A inexistência dessas práticas dão lugar ao individualismo, à lei do mais forte, a necessidade de se levar vantagem em tudo, e daí a brutalidade e a intolerância...

Sonhemos juntos, vamos vivenciar esta utopia

APAIXONE-SE PELA VIDA!!!!




Um comentário:

Bethy disse...

Obrigada pela participação em nosso evento. Vocês professores que se envolvem é que fazem a diferença.
Parabéns pelo trabalho.
Equipe NTE