quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Leonardo da Vinci

Autores: Leonardo Fernandez, Leonardo Fontoura, Alisson, Vinicius e Tiago.
Turma: 82
Disciplina: Artes
Prof Orientador: Onice

Vida do Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci foi um artista da renascença, era italiano e nascido em 15/04/1452, existem duvidas de onde Leonardo posa ter nascido, uns dizem que ele nascerá em Anchiano e outros falam que ele nasceu entre as cidades de Florença e Pisa a direita das margens do riu Arno.
Leonardo foi considerado um gênio por ser um excelente anatomista, engenheiro, matemático, musico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Ele gostava muito de fazer as suas pinturas em temas religiosos e com figuras humanas perfeitas, bem próximas da realidade e centralizadas, Leonardo gostava muito de usar paisagens de fundo, mas o único problema é que seus trabalhos ficavam escondidos em anotações ou as vezes em códigos. Leonardo fez estagio com um famoso pintor e estudioso da época em Florença. Morou um tempo em Milão até 1506, e lá ele fez as obras mais famosas incluindo Mona lisa. Depois foi para França com o intuito de fazer quadros ao Francisco 1ºe em 1519 ainda na França, ele morreu.

Mona Lisa

A Mona Lisa é a obra mais famosa do mundo, ela foi pintada mais ou menos em 1506 e inspira outras obras, poemas, musicas e também roubos, copias e muitos boatos, ela foi pintada em um quadro bem pequeno (77 x 53). Hoje ela esta no museu de Louvre em Paris protegida por um vidro aprova de balas.


O Homem Vitruviano

Por volta de 1490, Leonardo da Vinci elaborou o seu desenho mais famoso, que veio a ser o desenho mais famoso do mundo também: o “Homem vitruviano” é um pentagrama humano, com o corpo de um homem dentro de um círculo. Deitado de barriga para cima com as mãos e pernas abertas, o corpo masculino poderia ser circunscrito tendo o umbigo como centro do círculo.
Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculoO Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, em que ele descreve as proporções do corpo humano:
· Um palmo é a largura de quatro dedos
· Um pé é a largura de quatro palmos
· Um antebraço é a largura de seis palmos
· A altura de um homem é quatro antebraços (24 palmos)
· Um passo é quatro antebraços
· A longitude dos braços estendidos de um homem é igual à altura dele
· A distância entre o nascimento do cabelo e o queixo é um décimo da altura de um homem
· A distância do topo da cabeça para o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem
· A distância do nascimento do cabelo para o topo do peito é um sétimo da altura de um homem
· A distância do topo da cabeça para os mamilos é um quarto da altura de um homem
· A largura máxima dos ombros é um quarto da altura de um homem
· A distância do cotovelo para o fim da mão é um quinto da altura de um homem
· A distância do cotovelo para a axila é um oitavo da altura de um homem
· A longitude da mão é um décimo da altura de um homem
· A distância do fundo do queixo para o nariz é um terço da longitude da face
· A distância do nascimento do cabelo para as sobrancelhas é um terço da longitude da face
· A altura da orelha é um terço da longitude da face
O desenho também é considerado freqüentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano. Este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional 'phi' (=1,618). O desenho atualmente faz parte da colecção/coleção da Gallerie dell'Accademia (Galeria da Academia) em Veneza, Itália.



A máquina semelhante ao helicóptero

Por meio de alguns trabalho, percebeu-se que Leonardo da Vinci antecipou diversos avanços tecnológicos. Ele desenhou, por exemplo, uma máquina parecida com um helicóptero e esquemas de pára-quedas.
Mas o interesse por ciência também influenciaria sua obra artística. Da Vinci sempre fabricava e fazia experimentos com as suas próprias tintas e técnicas de pintura. Como conseqüência, alguns de seus trabalhos têm sérios problemas de conservação para a posteridade. Ele foi inovador e conseguiu superar todos os pintores de sua época. Até hoje, sua obra é vista como uma das mais belas do mundo. No entanto, não é fácil encontrar quadros legítimos de Leonardo da Vinci! Ao todo, são somente 12 telas de autenticidade indiscutível e a maioria está na Europa.
Leonardo Da Vinci pintou basicamente retratos e temas religiosos e como desenhista, ele abordou os mais diversos assuntos para enriquecer suas pinturas. O desenho constituía para Leonardo também um instrumento de estudo para trabalhos de escultura e arquitetura, campo em que exerceu considerável influência apesar de não deixar uma única obra que se possa atribuir-lhe inquestionavelmente. Na Escultura, por exemplo, teve participação na elaboração do esplêndido grupo de bronze São João Batista entre um Fariseu e um Levita, de Giovanni Rustici, que segundo historiadores não deixava ninguém chegar perto de sua obra, a não ser Leonardo, que ficou ao seu lado desde a moldagem e a Fusão até o término do trabalho.
Já na arquitetura, os desenhos de igrejas "ideais" feitas por Leonardo, influenciaram realizações de seu amigo Donato Bramante, um dos maiores arquitetos do renascimento italiano. As concepções arquitetônicas do gênio da Vinci saltaram fronteiras, provavelmente derivando de uma idéia sua a engenhosa escada em dupla espiral do castelo que Francisco I da França fez construir em Chambord. Na pintura, Leonardo influenciou as gerações posteriores não só com suas poucas obras, que acabadas ou não foram copiadas e estudadas ao longo dos séculos, largamente nos meios artísticos. Analisando a história da pintura depois de Da Vinci, é mais Fácil citar os artistas que lhe devem diretamente do que aqueles que alguma coisa aprenderam com sua obra e suas anotações.
mas como os seus escritos, que mesmo antes de ser publicado, em 1651, circularam.

O Batismo de Cristo

Um pintor muito famoso chamado Verrocchio era professor de pintura de Leonardo e de outros pintores que eram principiantes. Esse professor estava pintando um quadro chamado de Batismo de Cristo, mas ele se iludiu com a vida e dize na frente de seus alunos que nunca mais iria pintar, até mesmo quebrou os lápis de pintar na frente deles.
Então Leonardo e Botticelli resolverão de ajudar Verrocchi a terminar o quadro, eles fizeram o corpo de cristo e a paisagem de fundo, por isso que o quadro tem como pintor o Leonardo da Vinci por que ele se is pirou e conseguiu terminar o quadro.

A Santa Ceia


O Leonardo quis pintar a Santa Ceia (Ultima Ceia) para tentar representar o que o astrônomo Ptolomeu dizia sobre os astros. A Santa Ceia pintada por Leonardo da Vinci representava para a igreja a ultima reunião dos 12 apóstolos e cristo, mas ela não representa só isso, para o astrônomo Ptolomeu representava os signos, cada apostolo e gesto representa um signo:
veja no quadro abaixo o seu signo e o apostolo.

Leonardo pintou esse quadro em 3 anos, foi um dos mais demorados. Também essa pintura esconde muitos enigmas e mistérios sobre a igreja e outras coisas, isso que da Vinci fazia nos quadros, de botar enigmas era quase um dom que ele tinha.

Nenhum comentário: