segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Aquecimento global no Rio Grande do Sul

Autores: Ana Caroline, Anderson, Laura, Jéssica, Magali, Mathias, Maria Eliza e Renan
Turma:201



Objetivos

Temos como objetivo mostrar como os efeitos do aquecimento global afetam não só o mundo mas o nosso estado. As conseqüências serão muito maiores no futuro causando efeito na economia, saúde entre outros.

Aquecimento global no Rio Grande do Sul

A entrada de radiação solar que é equilibrada por uma saída de calor enviada pela terra.
Quando atinge a superfície, a radiação transforma-se em calor retornando para o espaço fica aprisionada na terra devido ao efeito estufa.
O efeito estufa é um processo natural que ocorre com o acumulo de gases, que formam uma barreira que impedem o calor do sol de sair da atmosfera. Esse fenômeno é o que mantên o planeta aquecido e possibilita a vida na terra, e quanto à concentração desses gases e excessiva, mais calor fica retido na atmosfera.

Efeitos na agricultura e na agropecuária:

O gás metano é emitido de varias formas, um exemplo é a emissão de metano por ruminantes da para se ver um exemplo, em animais principalmente em gado bovino aumenta a produção de gás metano através do arroto do animal e os gases que ele libera no ambiente. Na agricultura a produção arroz é um dos emissores de gás carbono, aumentando os índices de aquecimento global.
No Rio Grande do Sul o aquecimento global irá afetar da seguinte forma:
Catástrofes ambientais como furacões, chuvas em grande quantidade.
Granizo que destrói grandes plantações.
O clima não será mais o mesmo, as estações mudarão e não serão bem definidos os invernos não serão mais rigorosos e o verão intenso que afetara muito nas produções por não ter o clima adequado para seu cultivo.
Escassez de água.

Impactos sobre o meio ambiente

Apesar de alguns fenômenos observarem uma relação entre as mudanças climáticas globais e as alterações na biodiversidade animal e vegetal dos ecossistemas.Talvez ao decorrer dos anos as secas sejam mais intensas e as chuvas maiores.O aumento da temperatura media global poderá causar o declínio populacional de plantas e animais e já tem sido observado que algumas espécies de arvore tem florescido mais cedo. Alem já foi atribuída as mudanças climáticas a proliferação de certas espécies

Doenças do aquecimento global

Entre os problemas de diminuição e disponibilidade de água potável, desastres naturais e aumento de problemas cardiovasculares e respiratórios.
A preocupação maior será as doenças tropicais transmitidas por insetos como o da dengue e a malaria. Os estudos também comprovam que o aquecimento global pode deixar mais freqüente os ciclos do EL NINO

Conclusão:

Concluímos que o aquecimento global afeta todo o meio em que vivemos e que se nos não começarmos a cuidar do problema logo ele ira sair do controle será bem mais difícil de ser solucionado.
Afetara a economia do nosso estado que e baseada na agricultura e na pecuária .Dentre outros males e saúde .
Por isso vamos nos conscientizar de que temos que achar soluções para esse problema logo, senão será tarde de mais

Nenhum comentário: