quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Detergentes

Autores: Filipe, Jonas, Thiago e Willian
Turma: 302

Detergentes

Os detergentes começaram a ser produzidos em escala comercial em meados de 1940, ápice da segunda guerra, período em que estavam escassos os produtos que se utilizava para se fazer sabão. Desenvolveram então os detergentes, a partir do petróleo obtido por um processo chamado destilação fracionada, isto resultava no propeno (gás incolor, inodoro) que era utilizada na composição dos detergentes.
O principio básico dos detergentes é quebrar a tensão superficial da sujeira para que então possa a água remover esta mesma.
Os detergentes possuem duas partes principais uma interna e outra externa. A parte interna esta relacionada a sujeira e a externa com a água. Deste modo, quando o detergente entra em contato com a água produz milhares de gotículas que possuem estas características, e cada uma delas ira “armazenar” a sujeira de modo que a água possa atuar limpando-a.
Os detergentes, são compostos químicos com característica limpante, e o principal componente que caracteriza isso a ele é surfactante. Cada surfactante possui propriedades químicas para reagir a cada tipo de sujeira, por exemplo, os detergentes de cozinha possuem um surfactante próprio para remoção de gorduras. Assim, se necessitarmos de uma limpeza com outros tipos de substancias (tintas, sangue, bebidas, etc) teremos de usar um detergente ou produto qualquer que tenha em sua composição substancias que reajam a essas mesmas substancias, ao contrario não seria possível sua remoção. Um bom exemplo disso encontra-se nos sabões- em-pó próprios para lavar roupa e remover manchas, pois possuem em sua composição compostos chamados clarificantes ópticos que mudam a composição da sujeira e transformam-na na cor do tecido.
A palavra detergente, procede do latim detergere, que significa limpar.
O principal representante dos detergentes é o sabão.
Somado com a escassez de produção de sabão durante a 1ª guerra Mundial levou a obtenção de novos tipos de detergentes. Apareceram, então, no mercado doméstico produtos detergentes não saponáceos de origem industrial, incluindo misturas de tensioativos com outras substâncias, coadjuvantes como os polifosfatos, silicatos, carbonatos e perboratos, e agentes auxiliares que incluem entre outros enzimas, substancias fluorescentes, estabilizadores de espuma, corantes e perfumes. Os primeiros detergentes deste tipo, derivados do benzeno, foram amplamente utilizados nos anos 40 e 50, porém não eram solúveis e nem biodegradáveis, sendo ecologicamente danosos ao meio ambiente.

Os detergentes são classificados como:

· Detergentes biodegradáveis: São degradado pelo meio ambiente e não causam impacto ambiental;
· Detergentes não-biodegradáveis: Não são degradados pelo meio ambiente e causam impacto ambiental.

Poluição por detergentes

Inicialmente os detergentes eram não-biodegradáveis, e quando eram eliminados em esgotos se depositavam nos rios e se acumulavam gradativamente, pois não tinha quem os degradassem, com o tempo infiltraram-se nos lençóis freáticos e também acabando com a vida aquática. A solução para tal problema foi a invenção dos detergentes biodegradáveis que eram consumidos por microorganismos, só devido a falta de tratamento de muitos esgotos eles ocasionaram outro problema a eutrofização. Microorganismos consumiam os detergentes e se reproduziam e consumiam todo o oxigênio contido na água, alem de matar por asfixia os animais que ali habitavam, eliminam substancias tóxicas. A espuma produzida pelos detergentes impede que a luz penetre na água e as algas façam sua fotossíntese. Um produto está sendo elaborado para a destruição da espuma, seu único problema será o custo, mas ele ainda está em estudo.

Nenhum comentário: